União Europeia precisa adotar ações concretas contra o atrevimento russo

Para a colunista, “a desfaçatez e o atrevimento russo atingiram um limite em que ou a Europa se curva a olhos vistos ou toma medidas concretas para deter o império ‘putinesco’”

 04/09/2020 - Publicado há 4 anos

Na coluna Conflito e Diálogo desta semana, Marília Fiorillo discute os efeitos da confirmação do envenenamento do oposicionista russo Alexei Navalny. A ação foi condenada pela União Europeia, pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e por líderes como a Chanceler Angela Merkel e o premiê Boris Johnson. Para a colunista, a União Europeia não pode mais se limitar a pronunciamentos ultrajados, mas sim tomar atitudes concretas para deter o atrevimento russo.

No envenenamento de Navalny foi utilizado o Novichok, substância neurotóxica que atinge o sistema nervoso e interrompe as funções vitais. O mesmo agente químico foi usado pelo Kremlin contra o ex-espião Sergei Skripal e sua filha na Grã-Bretanha, em 2018. Marília informa que o possível sucessor de Angela, Norbert Röttgen, declarou que é preciso rever e até interromper o negócio bilionário do gasoduto que ligaria a Rússia diretamente à Alemanha, caso contrário, o Nord Stream 2, da Gazprom, tornaria os alemães praticamente reféns de Vladimir Putin: “A desfaçatez e o atrevimento russo atingiram um limite em que ou a Europa se curva a olhos vistos ou toma medidas concretas para deter o império putinesco”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.