USP promove recital de piano on-line

Evento é grátis e acontece nesta quinta-feira, dia 27, às 18 horas, no Youtube e no Facebook

26/08/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta quinta-feira, dia 27, às 18 horas, professores e ex-alunos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vão fazer um recital de piano gratuito on-line. O evento faz parte da série Piano em Casa, promovida pelo Laboratório de Piano (LAP) do Departamento de Música da ECA. Ele será transmitido ao vivo através das páginas do LAP no YouTube e no Facebook.

O recital terá a participação dos pianistas e professores da ECA Eduardo Monteiro e Luciana Sayure – coordenadores do LAP -, que executarão peças do francês Claude Debussy (1862-1918) e do compositor brasileiro Cyro Pereira (1929-2011), respectivamente. Sete ex-alunos da ECA executarão obras de outros compositores, como Heitor Villa-Lobos, Chopin, Schumann e Tchaikovsky (leia abaixo a relação completa dos participantes e o repertório do recital). Além das apresentações, os pianistas vão contar um pouco da sua trajetória acadêmica e artística.

A ideia do recital on-line surgiu da necessidade de conexão entre os alunos do curso de Piano durante o período de suspensão das atividades presenciais nos campi da USP devido à pandemia de covid-19″, segundo nota divulgada pelo Departamento de Música da ECA.

Os pianistas e seus repertórios

Confira a seguir os pianistas que participarão do recital da série Piano em Casa, nesta quinta-feira, dia 27, às 18 horas, e as obras que executarão.

Érika Ribeiro: mestre em Música pela USP, professora de Piano e Música de Câmara do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Repertório: H. Villa-Lobos (1887-1959): Valsa da Dor.

Pedro Sperandio: graduado pela USP em 2012, especializou-se na École Normale de Musique e atualmente desenvolve mestrado na Sorbonne Université e na Escola Superior de Música de Colônia, na Alemanha. Repertório: F. Chopin (1810-1849), Improviso nº 1 em Lá Bemol Maior, op. 29, e Estudo em Dó Maior, op. 10, n° 1.

Silvia Molan: graduada pela USP em 2013, especializou-se na École Normale de Musique de Paris. Atualmente cursa mestrado na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha.
Repertório: R. Schumann (1810-1856): Aveu e Promenade, do Carnaval, op. 9.

Richard Kogima: graduado pela USP em 2013, é mestre em Performance Musical pela Universidade das Artes de Zurique, na Suíça. Atualmente faz mestrado em Pedagogia Musical na mesma instituição. Repertório: P. Tchaikovsky (1840-1893)/R. Kogima, Canção de Ninar na Tempestade, op. 54, nº 10.

Leandro Isaac: graduado pela USP em 2019, atualmente cursa o mestrado em Performance Musical no College of Performing Arts, em Chicago, nos Estados Unidos. Repertório: Claude Debussy (1862-1918): Poissons d’Or.

Milena Lopes: graduada pela USP em 2019, concluiu mestrado em Performance Musical na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora do Conservatório de Tatuí. Repertório: A. Ginastera (1916-1983): Danza del Gaucho Matrero.

Lucas Thomazinho: graduado pela USP em 2019, cursa mestrado na New England Conservatory of Boston, nos Estados Unidos. Repertório: L. Thomazinho, Prelúdio, e Camargo Guarnieri (1907-1993), Toccata.

Eduardo Monteiro Repertório: Claude Debussy (1862-1918), La Cathédrale Engloutie

Foto: Divulgação/ECA-USP

Luciana Sayure
Repertório: Cyro Pereira (1929-2011): Saudade...