USP tem inscrições abertas para pós-graduação em áreas da saúde pública

Áreas de estudo incluem mestrado profissional em Entomologia e mestrado e doutorado em Saúde Pública, ambos bem avaliados pela Capes

18/08/2020 - Publicado há 4 anos
Programas de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública tem inscrições abertas até o final de setembro – Foto: 123RF

.

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas áreas profissionais e de pesquisa ganharam destaque na mídia e foram valorizadas pela sua importância no combate à covid-19, como aquelas em que atuam epidemiologistas, infectologistas, sanitaristas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, pesquisadores e cientistas das áreas de saúde. Com inscrições abertas, os cursos de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP são uma oportunidade de entrar na área ou se aperfeiçoar nessas profissões e campos do conhecimento. Confira as opções a seguir.

Pós-Graduação em Entomologia

O Programa de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública (PPG-ESP) forma profissionais com conhecimento sobre identificação taxonômica, bioecologia e controle de artrópodes de interesse em Saúde Pública, assim como a epidemiologia das doenças em que esses organismos estão envolvidos. Os entomologistas poderão atuar nas áreas públicas federal, estadual e municipal, junto aos programas de controle de vetores, bem como nas empresas da esfera privada cujo desafio se concentra no controle de pragas. Nas universidades e nos institutos de pesquisa poderão ser inseridos nas investigações entomológicas, bem como no ensino entomológico. Como autônomos terão capacidade de trabalhar em consultorias associadas principalmente às questões ambientais que geram a proliferação de vetores ou pragas, trazendo riscos à saúde. O programa foi avaliado em seu primeiro credenciamento com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2020 pelo formulário neste link. Para mais informações sobre o curso, é possível acessar o edital aqui.

Pós-Graduação em Saúde Pública

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPG-SP), mestrado e doutorado, forma docentes e pesquisadores com ênfase em política e gestão em saúde; epidemiologia das doenças, dos agravos à saúde e dos fatores de risco; entomologia em saúde pública; ciclos de vida, saúde e sociedade; organização dos processos produtivos e saúde do trabalhador; saúde ambiental, modos de vida e sustentabilidade. A formação permite atuar principalmente em instituições de ensino e pesquisa e em organizações internacionais, além de qualificar para o trabalho em instituições públicas e em empresas. É considerado um programa de excelência, com conceito 6 pela Capes.

Para inscrições via internet, o candidato deverá acessar este link até o dia 22 de setembro de 2020. Para mais informações sobre o curso é preciso consultar o edital.