Série resgata memórias dos 50 anos da pós-graduação em Medicina na USP Ribeirão Preto

Produção audiovisual comemora o marco de 50 anos da Comissão de Pós-Graduação da Unidade com depoimentos sobre a história e experiências pessoais

26/05/2022 - Publicado há 2 anos
Fachada FMRP

Pós-Graduação foi formalmente instituída na FMRP em maio de 1970 - Foto: Documentação Científica da FMRP

A Comissão de Pós-Graduação (CPG) da FMRP completou 50 anos em 2020 e, para comemorar e resgatar as memórias, lançou a série de vídeos 50 anos da Pós-Graduação na FMRP (1970-2020). A produção audiovisual reúne o depoimento de orientadores e alunos de diferentes épocas que narram os principais marcos da CPG a partir das experiências e perspectivas pessoais.

“A pós-graduação foi formalmente instituída na FMRP em maio de 1970. Infelizmente, os preparativos para a comemoração do nosso cinquentenário, que ocorreu em 2020, foram interrompidos com a chegada da pandemia de covid-19. Em 2021, nós retomamos a ideia de celebração dos nossos 50 anos. Optamos por um registro mais perene deste marco e decidimos coletar o depoimento de alguns dos personagens da história bem-sucedida da nossa pós-graduação”, conta Cristina Marta Del Ben, professora e presidente da CPG.

Atualmente, a FMRP possui 24 programas de pós-graduação, sendo que 19 são programas acadêmicos de mestrado e doutorado, e cinco programas profissionais de mestrado. Além disso, 11 dos atuais programas foram criados entre 1970 e 1971, quando aconteceu a instituição da CPG, cinco no decorrer das décadas seguintes e oito na década de 2010.

Desde a primeira defesa de mestrado na FMRP em 1972, a unidade já completou 10.402 titulações, sendo 6.029 mestrados e 4.373 doutorados. “A primeira turma foi admitida em 1971, sendo composta de 93 alunos, 22 mulheres e 71 homens. No decorrer das décadas, houve um aumento progressivo do número de alunos, em particular de mulheres, chegando a 2020 em um total de 1.773 alunos, sendo cerca de 60% mulheres”, conta Cristina.

Os 24 programas de pós-graduação da FMRP estão classificados em nove áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que adota conceitos distribuídos em uma escala de 0 a 7.

Cristina Marta Del Ben - Foto: Arquivo Pessoal

Na última avaliação quadrienal (2013-2016) da Capes, entre os 19 programas acadêmicos, cinco foram avaliados com conceito 7 (Farmacologia, Fisiologia, Imunologia Básica e Aplicada, Neurologia e Saúde Mental), três com conceito 6 (Bioquímica, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia), sete com conceito 5 (Biologia Celular e Molecular; Genética; Clínica Cirúrgica; Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular; Patologia; Reabilitação e Desempenho Funcional; Saúde da Criança e do Adolescente) e quatro com conceito 4 (Nutrição e Metabolismo; Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Saúde Pública e Ciências da Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor).

Notas da Capes para os cursos de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Arte: Ana Júlia Maciel/ Jornal da USP

As entrevistas foram organizadas pelos professores Cristina Marta Del Ben, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e presidente da CPG; Luís Lamberti Pinto da Silva, do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos e vice-presidente da CPG; Isis do Carmo Kettelhut, do Departamento de Bioquímica e Imunologia e membro decano da CPG; e Ana Paula Barros Zana, chefe do Serviço de Pós-Graduação, todos da FMRP. A realização foi da Quest Produções.

Os episódios serão publicados no canal da FMRP no YouTube, neste link ou nos players abaixo.

Episódio 1: Profa. Dra. Isis do Carmo Kettelhut

Episódio 2: Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior