Preconceito e desigualdade estão incrustados no DNA histórico do Brasil

Renato Janine fala do preconceito social contra um trabalhador de aplicativo de entrega num condomínio de classe média em SP e do preconceito racial contra um jovem negro num shopping do RJ

 12/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro comenta dois episódios de preconceito: um envolve um trabalhador de aplicativo de entrega, que sofreu preconceito social em um condomínio de classe média de São Paulo e o outro foi o caso de um rapaz negro, que sofreu preconceito racial ao ser confundido com um bandido em um shopping do Rio de Janeiro.

Renato Janine comenta que, infelizmente, o preconceito racial e social no Brasil parece que só faz crescer. Ele lembra de outros casos semelhantes que ocorreram recentemente, como o desembargador que menosprezou um fiscal em Santos, ao ser flagrado sem máscara, e da engenheira química que desqualificou a palavra cidadão – e que foi tema de uma coluna anterior.

“O que me espanta é que algumas dessas pessoas viajaram para o exterior. Estiveram na Europa ou, pelo menos, em Miami, e acredito que elas perceberam que, nesses lugares, se elas agissem assim com algum cidadão daquele país, em algum comércio, elas provavelmente pagariam caro por isso. É bem provável que fossem presas e deportadas com um carimbo dizendo ‘Nunca mais entram nos Estados Unidos ou ‘Nunca mais entram na França’ “, destaca o colunista.

Janine considera curioso que justamente a vaidade que se expressa quando alguém diz “eu falo francês e você não” vem junto com o desconhecimento total do que há de mais importante nessas culturas. O colunista também lembra que, quando esses crimes são cometidos por gente branca e com dinheiro, sempre há um “atestado médico” que tenta justificar a conduta injustificável do criminoso.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.