Curso on-line mostra influência europeia na arte e na arquitetura brasileira

Objetivo é compreender a dialética entre a arte e a arquitetura nos períodos que envolvem desde o advento do Barroco no Brasil até os primórdios do Modernismo; aulas serão realizadas de 13 de outubro a 8 de novembro

Gravura Rio de Janeiro Catette e entrada da Barra, de Alfred Martinet, 1852 – Foto: Wikimedia Commons

.

As marcas europeias presentes na cultura brasileira podem ser vistas na arte e na arquitetura em influências que acabaram por formar o patrimônio histórico-arquitetônico nacional. Para entender como se deu essa construção, o curso on-line e gratuito de difusão História, Arte e Arquitetura: um olhar sobre a influência europeia no Brasil (séculos XVIII – XIX) será realizado de 13 de outubro a 8 de novembro. Os interessados podem se inscrever pelo formulário on-line para receber o endereço de acesso à plataforma Moodle. A carga horária é de 30 horas, com emissão de certificado para os participantes.

O curso é promovido pela equipe do Monumento Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, em Santos, ele mesmo um dos patrimônios da arquitetura do País. O objetivo é compreender a dialética entre a arte e a arquitetura nos períodos que envolvem desde o advento do Barroco no Brasil, a chegada da Família Real e a abertura dos portos, as tradições da Escola Neoclássica Francesa, até os primórdios do Modernismo na transição do século (XIX – XX).

Nas aulas, vários recursos visuais e atividades propostas oferecem uma visão panorâmica sobre o universo simbólico presente nas histórias da arte e da arquitetura, procurando apurar o olhar para detalhes até então despercebidos, presentes nos casarios, templos, praças, prédios públicos, palácios, jardins e obras de arte, para além de sua tão marcada presença na língua, na literatura, na música, no artesanato e nos calendários festivos.

O curso é dividido em quatro módulos: o primeiro faz uma introdução ao tema e trata de conceitos e conjunturas da época; depois, no segundo módulo, a abordagem será sobre a trajetória colonial e o início do Renascimento. A terceira parte falará sobre a história e estética do Barroco e, por fim, o último módulo vai tratar do Neoclássico europeu no Brasil Imperial e a transição para o século XX. A apresentação será do arquiteto e historiador Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio, autor de materiais didáticos e cursos na área.

Curso on-line de difusão
História, Arte e Arquitetura: um olhar sobre a influência europeia no Brasil (séculos XVIII – XIX)
13 de outubro a 8 de novembro
Inscrições neste link
Vagas limitadas
Informações: (13) 3229-2703 ou e-mail resjesantos@gmail.com

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.