Profissionais da saúde podem participar de pesquisa sobre preparo de alimentos

Participação é através de questionário on-line e é voltada a agentes do município de São Paulo e que lidam com orientações para a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

 04/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 06/08/2020 as 13:14
Foto: 123RF

.
O estímulo à alimentação adequada e saudável é uma das prioridades dentro das estratégias de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) do País. Pensando nisso, Aline Rissatto, doutoranda da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo, está elaborando um instrumento que permita aferir as Habilidades Culinárias Domésticas de profissionais da Atenção Primária à Saúde  que lidam com orientações para a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS).

As Habilidades Culinárias Domésticas são um conjunto de domínios relacionados à prática de cozinhar, com foco no preparo de refeições dentro de casa. No instrumento, as habilidades serão avaliados a partir de cinco domínios: planejamento das compras e do preparo de refeições, criatividade culinária, habilidades de preparo e multitarefas, percepção sensorial e confiança.

A ferramenta está em construção e é chamada EHAPS (Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da APS). Para determinar a validade de constructo e a confiabilidade do instrumento, profissionais da Atenção Básica à saúde do município de São Paulo são convidados a responder uma versão preliminar.

Podem participar da pesquisa os profissionais de saúde envolvidos com práticas de promoção de alimentação adequada e saudável: médicos, enfermeiros, nutricionistas, agentes comunitários de saúde, entre outros. O questionário está disponível neste link.

Mais informações: e-mail projetohcd@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.