Estudo quer conhecer estratégias dos professores para a educação especial

Consulta on-line pode ser respondida até dia 27 de julho por docentes de todo o País

Segundo o Ministério da Educação, no Brasil, mais de 1,25 milhão de alunos público-alvo da educação especial (com deficiência, autismo e altas habilidades) estão matriculados na educação básica, a maioria deles (87,1%) em classes comuns. Um estudo, que conta com a participação da Faculdade de Educação (FE) da USP, pretende identificar quais estratégias têm sido adotadas para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva e no contexto da pandemia da covid-19.

Professoras e professores de todo o País que atuam na educação básica podem participar respondendo a um questionário on-line até o dia 27 de julho. As perguntas também estão traduzidas para a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e acessível para pessoas com deficiência visual.

A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal do ABC ((UFABC) em parceria com a Faculdade de Educação (FE) da USP, Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Participam do estudo as pesquisadoras: Kate Kumada, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC; Adriana Pagaime e Amélia Artes, do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC; Rosângela Gavioli Prieto e Silvana Lucena dos Santos Drago, da USP; e o pesquisador Douglas Christian Ferrari Melo, da UFES

O questionário é parte integrante de uma pesquisa mais ampla sobre as atividades docentes em tempos de isolamento social e suas expectativas para o período pós-pandemia. Entre os dias 30 de abril e 10 de maio, a FCC realizou a primeira consulta on-line, que contou com a participação de mais de 14 mil docentes. Os resultados estão disponíveis no primeiro informe da pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

Serviço

Link do questionário: https://pt.surveymonkey.com/r/PesquisaInclusaoEscolar
Período de coleta das respostas: até 27 de julho
Contato: pesquisainclusaoescolar@gmail.com

Mais informações: bit.ly/FCC_PesquisaInclusaoEscolar

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.