“Olhar Brasileiro” explora a música de Belchior

Programa da Rádio USP faz série com quatro episódios sobre o cantor e compositor cearense

 09/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/06/2020 as 17:24
O cantor e compositor cearense Belchior – Fotomontagem: Vinicius Vieira

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 7 de junho de 2020, o primeiro de quatro episódios sobre o cantor e compositor cearense Belchior (1946-2017).

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Uma série com quatro episódios sobre o cantor e compositor cearense Belchior (1946-2017) começou a ser apresentada no domingo passado, dia 7, no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz).

“Nascido no município cearense de Sobral, em 26 de outubro de 1946, Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenele Fernandes, além de ficar conhecido como compositor e cantor, também foi desenhista, caricaturista e pintor, isso sem contar que durante o tempo em que cursou o Colégio Sobralense estudou canto gregoriano e filosofia”, disse, no início do primeiro episódio da série, o pesquisador Omar Jubran, produtor e apresentador de Olhar Brasileiro. “E mais: Belchior ingressou na Faculdade de Medicina em 1968, mas abandonou o curso no quarto ano para se dedicar à carreira artística.”

Segundo Jubran, Belchior recebeu as primeiras noções de música com a sua mãe, que era cantora no coro da sua igreja. Mais tarde, fez parte do grupo que ficou conhecido como “Pessoal do Ceará”, que incluía Fagner, Ednardo e Jorge Melo, entre outros. O compositor passou a ser nacionalmente conhecido em 1972, quando Elis Regina gravou a música Mucuripe, de autoria de Belchior. Em 1974, ele lançou seu primeiro disco, com 11 composições de sua autoria.

No primeiro programa da série, foram ouvidas várias músicas de Belchior, entre elas Mucuripe, Na Hora do Almoço, Morte e Glosa, Passeio, Abalo Seco, Apenas um Rapaz Latino-Americano, Fotografia 3/4 e Alucinação.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, no site da Rádio USP. Às terças-feiras, ele é disponibilizado no site do Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.