João do Vale, autor de “Carcará”, é destaque na Rádio USP

Programa “Vira e Mexe” traz músicas do cantor e compositor maranhense em duas versões

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), exibido no dia 19 de setembro de 2020, que apresentou músicas do cantor e compositor maranhense João do Vale (1934-1996).

Capa do segundo LP de João do Vale, de 1981 – Foto: Reprodução

O cantor e compositor maranhense João do Vale (1934-1996) foi o destaque do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 19 passado. O programa exibiu músicas de João do Vale sempre em duas versões – uma interpretada pelo compositor e outra cantada por diferentes artistas, como Chico Buarque, Dominguinhos, João Bosco, Caetano Veloso, Alcione e Clara Nunes.

Alguns dos maiores sucessos de João do Vale foram exibidos no programa, como Carcará, Pisa na Fulô, Peba na Pimenta, Minha História e Na Asa do Vento.

Nascido em Pedreiras (MA), de família humilde, João do Vale morou em diferentes cidades do Nordeste até se instalar no Rio de Janeiro, em 1950. Ali trabalhou como servente de pedreiro e passou a frequentar as emissoras de rádio da cidade. Teve músicas gravadas por artistas como Marlene, Luís Vieira e Dolores Duran. Em 1969, compôs a trilha sonora do filme Meu Nome é Lampião, de Mozael Silveira.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.