Rádio USP destaca a obra do cantor e compositor Elomar

Programa “Olhar Brasileiro” mostra as sofisticadas composições do artista baiano

 01/06/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 de maio de 2020, que abordou a obra de Elomar.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, em 21 de dezembro de 1937, o cantor e compositor Elomar Figueira Mello teve os primeiros contatos com a música na sua cidade natal, ouvindo violeiros e cantadores da região. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos anos 60, ele gravou seu primeiro disco, Das Barrancas do Rio Gavião, em 1973, dando início a uma carreira marcada por obras sofisticadas, com forte influência da tradição ibérica e árabe levada ao Nordeste brasileiro pela colonização portuguesa.

Essas informações foram dadas pelo pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 de maio passado, que destacou a obra de Elomar.

Aos 82 anos, avesso a entrevistas, Elomar vive em sua fazenda, no interior da Bahia, onde cria bodes e carneiros – daí os apelidos de “Bode”, dado a ele pelos amigos, e de “Menestrel da caatinga”.

O programa apresentou várias músicas de Elomar, como Na Estrada das Areias de Ouro, Acalanto, Homenagem a um Menestrel e Cantigas do Estradar.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP sempre aos domingos, às 10 horas, inclusive via internet. O programa é produzido e apresentado por Omar Jubran.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.