Os músicos João Paulo Amaral e Valdir Verona se dedicam ao ensino de viola caipira

Em suas obras os músicos trazem o resgate de ritmos da cultura popular brasileira como cururu, cateretê, pagode, rancheira, chamamé, milonga e xote

 07/05/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta as obras Viola Caipira – Arranjos Instrumentais de Músicas Tradicionais para Solo, Duo e Trio de Violas, de João Paulo Amaral, e Rio Abaixo, de Valdir Verona. 

Além de instrumentista, compositor e arranjador, João Paulo Amaral é mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde realizou pesquisa sobre a viola caipira a partir das obras de Tião Carreiro. Em suas obras traz gêneros musicais da cultura popular brasileira como cururu, cateretê, pagode e música caipira. 

Assim como Amaral, Valdir Verona é professor e pesquisador de viola caipira. Natural de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, desde 1990 faz resgate de traços da música sulista na viola de dez cordas. Em Rio Abaixo, as composições do músico trazem influências de ritmos como: rancheira, chamamé, milonga, xote, contrapasso, bugio, chamarrita, vaneira e toada.

No programa são apresentadas as músicas: Peixinhos do mar; Beira Mar; Moreninha Se Eu Te Pedir; Cana-Verde e Pagode do Véio, de João Paulo Amaral; e Rio Abaixo; Chamamé n° 2; Das Bandas do Poente e Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, de Valdir Verona. 

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.