Concentração de renda piora e dificulta retomada pós-covid-19

Pandemia atinge de forma desproporcional os mais pobres, os habitantes da periferia, os negros e os imigrantes

 04/05/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Para quem está de olho na economia, nos negócios, nas perspectivas de retomada do crescimento econômico, o círculo vicioso é terrível: a desigualdade torna ainda mais virulenta e letal a pandemia, mas a pandemia também aumenta a desigualdade e esse curto-circuito vai tornar ainda mais lenta e difícil a recuperação econômica. Nesse contexto, é cruel a obsessão da equipe econômica com a austeridade fiscal. Em nome do equilíbrio do orçamento público, esconde-se uma recusa a tributar rendas mais altas e patrimônios dos mais ricos. O endividamento público para cobrir as despesas emergenciais provavelmente justificará, mais à frente, o retorno da ciranda financeira que apenas aumenta a desigualdade e torna ainda mais difícil a recuperação do emprego, da renda e do investimento.

O professor Gilson Schwartz diz que “nessa crise é importante encontrar outras formas de financiamento, mais gastos públicos e também tributar quem pode contribuir mais.

O site para acessar o artigo que o professor comenta é A Consensus on Taxing the Rich? Comparing Mainstream Economics, Piketty and Post-Kaynesian Economics por Nicolas Zorna and Steven Pressmanb, International Journal of Political Economy, 2020, vol 49, nº 1: https://www.tandfonline.com/toc/mijp20/current

http://sites.usp.br/Iconomia


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.