Pandemia muda status econômico e cria novos grupos de vulneráveis

Além de homens e mulheres negros, a crise atinge também trabalhadores brancos em serviços não essenciais

 28/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 29/04/2020 as 16:07
Logo da Rádio USP

Em 24 de abril de 2020, uma nova nota técnica da rede de pesquisa Covid-19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade foi apresentada, dando seguimento ao estudo que apontou a vulnerabilidade de trabalhadores brasileiros durante a pandemia, geralmente cargos informais que não podem ser operados legalmente neste momento. Ao elencar esses níveis de vulnerabilidade, o Poder Público teria como elaborar e adotar medidas para ajudar esse grupo de pessoas.

Nesta nota, notou-se que, além de afetar homens negros e mulheres negras, a crise decorrente da pandemia também foi capaz de criar novos tipos de grupos vulneráveis: a do homem branco e da mulher branca em serviços não essenciais. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Jefferson Leal, mestre em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e pesquisador da Centro de Estudos da Metrópole  (CEM/USP), comentou que a análise foi aprofundada, considerando aspectos como educação, raça, gênero e região para ver como eles se conectam com a questão da vulnerabilidade.

+ Mais

Crise causada pela pandemia faz surgir novos grupos vulneráveis no mercado de trabalho

De acordo com ele, a percepção da existência desses novos vulneráveis é possível justamente pelos resultados obtidos desse parecer mais recente. O cruzamento de dados é realizado através de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de boletins da SciELO, de relatórios de mobilidade do Google e de dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A denominação novos vulneráveis foi escolhida porque já existiam pessoas vinculadas à profissões com maior instabilidade, os considerados informais, que geralmente são compostos de homens e mulheres negras. “O que aconteceu agora, com esse cenário trazido pelo coronavírus e pelas medidas de isolamento, que acabam restringindo a atividade econômica, é que alguns setores foram determinados como essenciais e outros não”, explica Leal. Os setores não essenciais têm uma predominância de profissionais com ensino superior e de mulheres, em sua maioria branca, então profissionais que geralmente teriam empregos estáveis acabam enfrentando dificuldades em momentos como o vivido atualmente.

Com a certeza de que haverá uma piora econômica e que demissões irão acontecer, Leal comenta que o auxílio, de R$ 600, distribuído pelo Governo Federal é de grande ajuda, já que é função do Poder Público auxiliar na reposição de renda dos trabalhadores. Outra ação que deve ser tomada é a das políticas de crédito destinadas às pequenas e médias empresas, que ajudariam no fluxo de caixa, pois empresas desse porte não funcionam por muito tempo com o caixa abaixo do normal.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.