Com ajuda da USP, Turma da Mônica ensina como cuidar dos alimentos na pandemia

Material mostra de forma fácil de entender como cuidar dos alimentos e evitar a contaminação pelo coronavírus

 27/04/2020 - Publicado há 4 anos
Cartilha teve participação de pesquisadores da USP da área de alimentos e nutrição – Reprodução / Mauricio de Sousa Produções

.
Para colaborar na orientação das famílias brasileiras sobre os cuidados com os alimentos e evitar a contaminação pelo coronavírus, personagens famosos dos quadrinhos são importantes aliados. Com essa ideia, a Mauricio de Sousa Produções elaborou uma cartilha com a Turma da Mônica e contou com o auxílio do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP para o conteúdo.

Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus apresenta a personagem Magali, famosa por ser fã de comida, com dicas importantes sobre higienização de alimentos, como manusear corretamente as compras do supermercado, armazenamento dos produtos e o que fazer com as compras feitas por delivery.

Capa da cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus  [clique na imagem para ver a cartilha] – Reprodução/Mauricio de Sousa Produções
O material de 11 páginas é gratuito e tem instruções fáceis de entender. A publicação explica, por exemplo, sobre os produtos que devem ser usados para higienizar alimentos que serão consumidos crus: aqueles à base de cloro para desinfecção de vegetais são eficientes contra vírus e bactérias; já os que tem água sanitária com outras substâncias na sua composição não devem ser usados, assim como o vinagre, que não tem efeito desinfetante.

A cartilha também alerta as crianças que produtos como água sanitária, hipoclorito e álcool 70% devem ser usados apenas por adultos. E que mesmo o uso de álcool em gel por crianças deve ser supervisionado.

O Centro de Pesquisas em Alimentos da USP desenvolve estudos com foco na área de alimentos e nutrição, além de realizar projetos de educação e difusão do conhecimento científico. O centro mantém a página Alimentos sem mitos com informações de qualidade e linguagem acessível ao público leigo.

A cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus pode ser baixada aqui e também está disponível nas redes sociais da Turma da Mônica:
instagram.com/turmadamonica
twitter.com/TurmadaMonica
​facebook.com/turmadamonica

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.