Novo canal de podcast aborda a cultura e a sociedade brasileiras

Produzidos diariamente, áudios on-line divulgam acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP

17/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 22/04/2020 as 8:29
Pierre Monbeig (à esquerda), Mário de Andrade e o Complexo Brasiliana, na Cidade Universitária, sede do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP: acervos preciosos ao alcance de todos, sem sair de casa – Fotomontagem: Luana Franzão

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP lançou neste mês o canal de podcasts IEB às 14 Horas, dedicado à divulgação do acervo e das pesquisas realizadas por aquela unidade da Universidade. Com duração que varia de 10 a 15 minutos, os episódios abordam temas relacionados à história, à cultura e à sociedade brasileiras. Apresentados por pesquisadores e servidores do IEB, os podcasts vão ao ar diariamente, de segunda a sexta-feira – exceto feriados -, sempre às 14 horas, no endereço www.ieb.usp.br/podcast.

O canal já conta com dez podcasts. Entre os episódios já lançados estão Viola Quebrada, Uma Canção de Mário de Andrade, que aborda a canção composta pelo escritor e sua relação com suas pesquisas acerca da música brasileira, Professoras Brasileiras Vão aos Estados Unidos em 1930, uma reflexão sobre as mulheres na academia e os desafios enfrentados por elas naquela época e hoje em dia, e A Maestria do Geógrafo Pierre Monbeig, um olhar técnico sobre a obra do geógrafo francês que integrou as primeiras equipes de docentes da USP, nos anos 30, cujos mapas estão no acervo do IEB.

O canal de podcasts do IEB já conta com dez episódios da série IEB às 14 Horas – Foto: Reprodução

Segundo a diretora do IEB, professora Diana Gonçalves Vidal, a proposta do canal de podcasts é “divulgar o acervo do instituto em outras mídias, traduzir a linguagem da pesquisa em algo que seja possível criar um diálogo com o público”. Diana explica que, devido à interdisciplinaridade do IEB, os temas são “bem amplos, procurando estabelecer uma relação com o momento, mas adentrando no acervo gigantesco do instituto. História da educação, música, museologia, sociologia, são todos temas possíveis”.

O canal IEB às 14 Horas faz parte de uma série de programas desenvolvidos no IEB frente à atual situação de isolamento, causada pelo avanço da covid-19. Além do canal, o instituto também planeja promover visitas virtuais a exposições do acervo, já realizadas pelo IEB. Segundo Diana, a primeira visita virtual estará disponível nas próximas semanas.

Diana afirma que há planos de continuar com a programação de podcasts e de visitas virtuais mesmo após a pandemia. “Isso cria um repertório que pode ser usado posteriormente, inclusive em sala de aula”, conta.

Os podcasts do canal IEB às 14 Horas, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, estão disponíveis no site do IEB e nos agregadores de podcasts.