Confira as lives e shows digitais em cartaz na internet

As próximas semanas estão repletas de espetáculos culturais. Veja aqui a programação

Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=315568
Elton John, Lady Gaga e Paul McCartney estarão na live promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste sábado, dia 18, às 18 horas – Fotomontagem: Vinicius Vieira

Tendo em vista a atual situação de isolamento causada pela pandemia do novo coronavírus, a classe artística está renovando seus meios para não parar. A forma mais popular de manter o mundo da arte e do entretenimento funcionando são as lives, shows e espetáculos ao vivo por internet, por meio de diferentes plataformas digitais.

Balé Bolshoi – Foto: Wikimedia Commonse

Entre estas plataformas está a rede social Instagram. Uma vasta e diversa seleção de shows está programada para ir ao ar nas próximas semanas na rede. Além de shows individuais, vários festivais on-line estão sendo programados, como o Festival Ziriguidum em Casa, que contará, na sua quinta edição, durante a quarentena, com o guitarrista Nelson Faria, a cantora Jane Duboc, o compositor e cantor Claudio Lins e o compositor George Israel, do grupo Kid Abelha. Também tem o festival Mucho! de música latina, que contará com Emicida e Paulinho Moska, além do festival Lollapalooza, que apresenta sua edição por live contando com nomes como Ashibah, Chemical Surf, Dubdogz e Fractall. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também realiza um evento em homenagem aos profissionais de saúde de todo o mundo, intitulado One World: Together At Home, neste sábado, às 18 horas. O evento contará com apresentações de grandes artistas, como Andrea Bocelli, Lady Gaga, Elton John, Chris Martin, Paul McCartney e Stevie Wonder.

Royal Opera House – Foto: Wikimedia Commons

A quarentena também vai contar com espetáculos de dança, promovidos on-line por grandes companhias internacionais. As apresentações funcionarão por vídeo e também por live e abarcarão vários estilos. Alguns dos espetáculos marcados incluem o Balé Bolshoi, que postará seus espetáculos em seu canal no YouTube, o Royal Opera House, que oferece um novo espetáculo por semana, a companhia Rosas, que fará apresentações por streaming, e a Fundação Pina Bausch, que publicou em seu site a gravação de Palermo Palermo, de 1989, quando a peça foi estreada.

Abaixo você confere a lista completa de atrações on-line para as próximas semanas de isolamento:

David Guetta: sábado (18), 19 horas, diversas plataformas, acesso pelo Instagram (@davidguetta).

One World: Together At Home: sábado (18), 18 horas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) homenageia profissionais da saúde com shows de Andrea Bocelli, Lady Gaga, Elton John, Chris Martin, Paul McCartney e Stevie Wonder. Pode ser acompanhado pelo Instagram (@who).

Festival Ziriguidum: sábado (18), 19 horas, Nelson Faria (@nelsonfariaoficial) e, em seguida, às 19h30, Jane Duboc (@dubocjane); domingo (19), 20 horas, Claudio Lins (@linsclaudio) e George Israel, 21 horas (@georgeisraeloficial).

Alcione: segunda-feira (20), 20 horas, pelo Instagram (@alcioneamarrom).

Lollapalooza LollaBREmCasa: domingo (19), a partir das 16 horas, pelo canal do YouTube do festival.

Festival Queremos!: sábado (18), a partir das 16 horas, Clarice Falcão, Tássia Reis, Duda Beat e Silva; sábado (25), a partir das 16 horas, Luedji Luna, Céu, Mayer Hawthorne e Seu Jorge. Transmissão pelo YouTube.

Festival Mucho!: sexta (17), 19 horas, Emicida e Ana Tijoux; sábado (18), 19 horas, Paulinho Moska e Kevin Johansen; domingo (19), 17 horas, Keila e La Dame Blanche, transmissão pelo Instagram (@festivalmucho).

Amigos, projeto das duplas Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano, segunda-feira (20), 20 horas, pelo Instagram do Villa Mix (@villamix).

Renato Borghetti – Foto: Wikimedia Commons

Renato Borghetti: sexta-feira (17), 18 horas, bate-papo na série #EmPrimeiraPessoa do Centro de Formação e Pesquisa do Sesc, pelo Instagram (@cpfsesc).

Rita Lobo: Todos os dias, às 12 horas, a apresentadora do programa Cozinha Prática, do GNT, dá dicas de cozinha e tira dúvidas do público pelo perfil no Instagram (@panelinha_ritalobo).

Fundação Ema Klabin: série de vídeos na página do Facebook do museu conta com educadoras que contam curiosidades e lançam desafios sobre uma obra ou mobiliário que pertence ao acervo da instituição.

Festival Bem-Estar: sábado (18) e domingo (19), das 12 às 18 horas, profissionais de diferentes áreas promovem uma série de atividades para incentivar as pessoas a se cuidarem durante o isolamento. Transmissão pelo Instagram (@festivalestarbem).

Festival Pipoca.co: domingo (29), plataforma promove o especial de Carnaval, com artistas contando sua relação com a festa popular. O primeiro convidado é Raul Silêncio, vocalista do bloco Casa Comigo. Transmissão pelo Instagram (@Pipoca.co).

Viagem ao Centro da Terra: Companhia Solas de Vento publicou em seu canal do YouTube a peça na íntegra, com direção de Eric Nowinski.

Balé Bolshoi: Grupo apresenta apresentações pelo seu canal no YouTube.

Royal Opera House: Teatro oferece apresentações na íntegra semanalmente pelo YouTube.

Companhia Rosas: o grupo apresenta peças na íntegra em seu site.

Pina Bausch: gravação na íntegra de Palermo Palermo, em apresentação de 1989, disponível no site da Fundação Pina Bausch.

São Paulo Cia. de Dança: a companhia apresenta espetáculos na íntegra. Até 23 de abril, a peça em cartaz é Inquieto, de Henrique Rodovalho, e será seguida por O Espectro da Rosa, inspirada na obra de 1911 de Michel Fokine. Disponível pelo canal da companhia no YouTube.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.