Covid-19 afasta doador dos bancos de sangue e esvazia estoques

Hemocentro de Ribeirão Preto restringe acesso e doação só com agendamento para evitar risco de contágio

 20/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 24/03/2020 as 22:08
Logo da Rádio USP

Os estoques dos bancos de sangue invariavelmente precisam ser repostos e ao longo do ano diversas campanhas são feitas para estimular a doação voluntária. Com o surgimento da pandemia pelo novo coronavírus, a situação complicou. 

O Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que abastece 110 hospitais em toda a região e 33% de todo o Estado de São Paulo, precisa manter seu estoque sempre em dia. Agora, entretanto, por causa da pandemia da covid-19, os estoques estão comprometidos. Sete campanhas de doação que já estavam agendadas foram canceladas nos últimos dias. 

Mirian Castanheira, biomédica, especialista em hemoterapia e gerente de captação do Hemocentro de Ribeirão Preto, diz que a população não precisa se preocupar com o ato de doar, que é totalmente seguro. Como rotina, todo sangue coletado pelo Hemocentro é analisado. Se o doador apresentar algum tipo de doença, é imediatamente avisado e o sangue descartado.

Ela diz que o Hemocentro adotou, como medida restritiva, a doação apenas através de agendamento pelo telefone 0800 979 6049. Isso deve evitar acúmulo de pessoas e aumento do risco de contaminação do novo coronavírus.

Sobre a informação que circula nas redes sociais de que quem tem sangue do tipo A positivo é mais suscetível à doença, ela diz que não há estudos que comprovem essa informação. Segundo Mirian, o sangue tipo A positivo é o mais comum de ser encontrado porque 33,5% da população tem esse tipo sanguíneo.

Ouça a entrevista no link acima


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.