Novo coronavírus: colunista destaca a qualidade da cobertura jornalística

Muitos jornais liberaram seus conteúdos para os não assinantes e abriram canais diretos de comunicação com o público

Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva fala dos aspectos positivos e negativos da cobertura jornalística da pandemia do novo coronavírus.

No aspecto positivo, Lins da Silva destaca que a cobertura tem sido muito boa, com uma vertente de utilidade pública muito importante neste momento. Os fatos têm sido relatados com precisão, o que contrasta com aquilo que se vê nas redes sociais, com muitas informações falsas. O colunista lembra ainda que muitos jornais liberaram seus conteúdos sobre o novo coronavírus para os não assinantes. Outros abriram setores de consultas para a população.

Como pontos negativos, ele menciona episódios alarmistas e a perda de tempo e debate sobre as declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro, por pior que elas tenham sido. Neste momento, na visão do colunista, o esforço deve ser para divulgar dados de confiança sobre a pandemia.

Como desafios, Lins da Silva aponta a redução das redações e a exposição que os repórteres enfrentam por terem de ir a locais que são possíveis focos de infecção. Já as empresas jornalísticas correm risco com a queda de anunciantes.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.