Evento da USP aborda tema do Prêmio Nobel de Química de 2019

Evento gratuito ocorrerá no dia 21 de março, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

 12/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Baterias de íon-lítio são tema de palestra do evento Química é Vida – Foto: Flickr-CC


.
Você sabe quão importantes são as baterias de íon-lítio? Estas, que estão presentes em celulares, por exemplo, estão transformando áreas como comunicações, transporte e educação. Para falar sobre o assunto, a série de palestras Química é Vida trará Roberto Torresi, professor do Instituto de Química (IQ) da USP. O evento ocorrerá no dia 21 de março, na biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista.

As baterias de íon-lítio são baterias recarregáveis, o que as torna repositórios de energia móveis, influenciando de maneira disruptiva o comportamento da sociedade. De tão eficientes, esses dispositivos renderam o Prêmio Nobel de Química no ano passado aos três cientistas que os desenvolveram (John B. Goodenough, M. Stanley Wittingham e Akira Yoshino).

A palestra começa às 10h30, com entrada gratuita e aberta a qualquer pessoa. Química é Vida é um projeto de divulgação científica da USP que busca abordar conhecimentos e maneiras de integrar a química ao cotidiano. As palestras ocorrem todo terceiro sábado do mês e são ministradas por professores e pesquisadores do Instituto de Química da USP, em São Paulo.

Evento | Química é Vida: Baterias de lítio para muito além do celular
Data | 21 de março (sábado)
Horário | 10h30
Valor | Gratuito
Local | Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP

Mais informações: página do evento no Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.