Evento da USP aborda tema do Prêmio Nobel de Química de 2019

Evento gratuito ocorrerá no dia 21 de março, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

Baterias de íon-lítio são tema de palestra do evento Química é Vida – Foto: Flickr-CC

.
Você sabe quão importantes são as baterias de íon-lítio? Estas, que estão presentes em celulares, por exemplo, estão transformando áreas como comunicações, transporte e educação. Para falar sobre o assunto, a série de palestras Química é Vida trará Roberto Torresi, professor do Instituto de Química (IQ) da USP. O evento ocorrerá no dia 21 de março, na biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista.

As baterias de íon-lítio são baterias recarregáveis, o que as torna repositórios de energia móveis, influenciando de maneira disruptiva o comportamento da sociedade. De tão eficientes, esses dispositivos renderam o Prêmio Nobel de Química no ano passado aos três cientistas que os desenvolveram (John B. Goodenough, M. Stanley Wittingham e Akira Yoshino).

A palestra começa às 10h30, com entrada gratuita e aberta a qualquer pessoa. Química é Vida é um projeto de divulgação científica da USP que busca abordar conhecimentos e maneiras de integrar a química ao cotidiano. As palestras ocorrem todo terceiro sábado do mês e são ministradas por professores e pesquisadores do Instituto de Química da USP, em São Paulo.

Evento | Química é Vida: Baterias de lítio para muito além do celular
Data | 21 de março (sábado)
Horário | 10h30
Valor | Gratuito
Local | Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP

Mais informações: página do evento no Facebook.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.