Estudantes apresentam projetos de ciência, inovação e empreendedorismo em feira da USP

Nos dias 17 a 19 de março, mostra aberta ao público terá 345 projetos finalistas, vindos de 27 Estados do País, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)

 09/03/2020 - Publicado há 4 anos
Estudantes de outra edição da Febrace: inovação e empreendedorismo – Foto: USP Imagens

.
Projetos de pesquisa científica e tecnológica de jovens estudantes de todo o Brasil estarão reunidos de 17 a 19 de março na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, é o maior encontro de ciências e engenharia voltado para estudantes pré-universitários do País, que nesta edição envolveu 66 mil estudantes com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica.

“O impacto da feira é cada vez maior. Nesta edição, mais de 60 mil estudantes desenvolveram projetos de pesquisa científica e tecnológica e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas”, comentou a coordenadora da Febrace, Roseli Lopes de Deus, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O alcance do evento, de acordo com Roseli, é resultado de uma série de iniciativas – campanhas de sensibilização, palestras, seminários, programas de formação – para estimular práticas pedagógicas inovadoras junto aos professores, especialmente em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, da sigla em inglês). Ainda, de acordo com ela, iniciativas como a Febrace têm o poder de estimular mais jovens a seguirem carreiras em Ciências e Engenharia – áreas fundamentais para economia da era do conhecimento.

Em sua 18ª edição, a Febrace será realizada em novo endereço, com melhor infraestrutura para receber cerca de 1.200 professores e estudantes finalistas, além dos mais de 5 mil visitantes, no Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Para visitar a mostra de projetos da Febrace, a entrada é gratuita mas é necessário fazer inscrição pelo site.

Premiação

Um comitê de avaliadores composto por professores universitários, pesquisadores e especialistas voluntários vai julgar os autores dos melhores projetos, que ganharão troféus, medalhas, bolsas do CNPq, intercâmbios e visitas técnicas, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior.

A cerimônia de premiação acontece no dia 20 de março e terá como mestres de cerimônia Iberê Thenório e Mari Fulfaro, do Manual do Mundo, canal especializado em conteúdos educativos sobre ciência.

Os finalistas concorrerão a vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF), que será realizada de 10 a 15 de maio, na cidade de Anaheim, no sul da Califórnia (Estados Unidos).

.

Números da 18ª Febrace

345 projetos finalistas (de 27 Estados)
761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico
510 professores
295 escolas

.


Serviço

18ª Febrace
Mostra pública de projetos
Data: 17 a 19 de março
Horário: das 14h às 19h
Local: Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – Pinheiros – São Paulo/SP
Inscrições: www.febrace.org.br/agendar
Entrada: gratuita
Mais informações: www.febrace.org.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.