“Da Argila à Nuvem” é o segundo volume da Coleção Bibliofilia

O segundo volume trata da catalogação, desde as tabuinhas de argila até os catálogos desmaterializados nas “nuvens”

 28/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Bibliomania que foi ao ar no dia 28 de fevereiro, a professora Marisa Midori falou sobre o segundo volume da Coleção Bibliofilia, Da Argila à Nuvem (Ateliê Editorial/Edições Sesc), de Yann Sordet, bibliotecário formado pela École Nationale des Chartes, de Paris, que atualmente dirige a Biblioteca Mazarine, a mais antiga biblioteca pública da França.

A obra, segundo Marisa, trata em linhas gerais de questões relacionadas às culturas dos livros e das bibliotecas. A professora comenta sobre o sumário do livro, que apresenta a questão da catalogação, desde as tabuinhas de argila aos catálogos hoje desmaterializados nas “nuvens”, ou seja, nos ambientes virtuais.

Além disso, Marisa fala sobre o impacto da internet na cultura dos livros, do impresso e dos leitores, mas, principalmente, em relação à catalogação e ao próprio bibliotecário. “Ferramentas como o Google provocam a ilusão de que o bibliotecário não é mais necessário, o que é uma inverdade, já que ele é o responsável por organizar tudo nessa infosfera atordoante, tornando-o mais útil e mais reivindicado”, explica.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Bibliomania.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.