Nova alocação de recursos pode acabar com universalidade do SUS

Os critérios adotados de distribuição preocupam o professor Aquilas Mendes, que acredita numa diminuição de recursos

 21/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 22/01/2020 as 9:28
Por
Logo da Rádio USP

Gestores da saúde aprovaram recentemente um novo modelo de alocação dos recursos destinados ao SUS, que é proporcional aos pacientes cadastrados nas unidades e ao desempenho em certos indicadores.

O novo modelo preocupa o professor Aquilas Mendes, da Faculdade de Saúde Pública da USP, que comentou sobre o critério de capacitação ponderada e como ele pode prejudicar a ideia de universalidade do sistema de saúde brasileiro. O professor também comentou sobre outros dois critérios que serão utilizados na nova alocação, e como sua utilização pode criar uma competitividade entre as unidades.

Foto: Diogo Moreira/A2 via Fotos Públicas

Um estudo feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro identificou que 78 municípios, que totalizam 98,3% da população do Estado do Rio de Janeiro, perderiam recursos, correspondendo a uma diminuição de cerca de R$ 417 milhões. Para Mendes, os números mostram que os critérios estão longe dos ideais para a alocação dos recursos do SUS.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.