Especialista dá dicas de como montar os adereços de iluminação natalina

Os pisca-piscas e outros elementos que sejam ligados na eletricidade precisam estar em perfeitas condições de uso e manuseio

 17/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 09/01/2020 as 7:32

Com a proximidade das festas natalinas e a tradicional decoração da árvore de Natal e montagem do Presépio, aumentam os cuidados, principalmente para garantir que a festa seja tranquila. Esse é o alerta do engenheiro elétrico e professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga, Fernando de Lima Caneppele.

Vistoria do sistema de segurança da iluminação e o material com que são feitos os adereços de Natal – Foto: Andre Borges / Agência Brasília

Os pisca-piscas e outros elementos, ligados na eletricidade, precisam estar em perfeitas condições de uso e manuseio. Caneppele lembra que existem normas técnicas que regulam o setor e devem ser levadas em consideração na hora de comprar o adereço de iluminação.

Os cuidados devem se manter também na hora de montar o equipamento. O professor orienta que o consumidor utilize pinos de acordo com as normas vigentes no ambiente daquela instalação, a qualidade dos “t’s” e a carga onde ele será ligado, além da preocupação que o consumidor precisa ter com a conta de luz. E orienta que a melhor maneira para minimizar esse impacto é uma menor quantidade de lâmpadas, com menor tempo ligadas, para diminuir o consumo extra.

“Bom senso e atenção são essenciais para uma boa decoração natalina e uma festa tranquila”, conclui o professor.

Ouça no player acima a entrevista na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.