Universidades da Rússia, Índia, China e África do Sul discutem na USP a governança mundial

No dia 10 de dezembro, fórum anual reúne universidades do bloco para troca de experiências na área de educação e pesquisa

06/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 09/12/2019 as 10:16

Reunião oficial entre universidades dos países do BRICS será na FEA-USP | Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Logo da Rádio USP

No dia 10 de dezembro, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo, sediará o Fórum da Liga das Universidades do Brics. A proposta é discutir como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (países emergentes membros do Brics) podem contribuir com a governança mundial. O evento é gratuito e será em inglês, sem tradução simultânea, das 9 às 18 horas, no Auditório Safra da Biblioteca da FEA.

A edição do fórum faz parte da agenda de reuniões da organização internacional. A programação terá quatro partes de atividades. A primeira será a Conference of Practical Cooperation, uma reunião de trabalho dos reitores e dirigentes das universidades. Depois, será o fórum acadêmico com apresentações de trabalhos e pesquisas sobre as perspectivas para a nova década de colaboração do bloco. Tem ainda o Encontro da Juventude, com a participação de universitários que deixaram seus países de origem para estudar em outros países do Brics. Por fim, uma exposição cultural com aspectos folclóricos dos cinco países.

A ideia é que o evento possibilite também que os professores possam criar parcerias com colegas de outros países para o aprimoramento de pesquisas.

A organização é dos professores Moacir de Miranda Oliveira Júnior — chefe do Departamento de Administração — e Paulo Feldmann. Segundo Feldmann, esta é uma grande oportunidade de os participantes conhecerem o estado da arte das pesquisas que ocorrem nos cinco países emergentes, especialmente nas áreas de Administração, Economia, Energia e Sustentabilidade.

O Brics Universities League Annual Forum é um fórum anual promovido pela Liga das Universidades do Brics, coordenada pela Universidade Fudan, da China. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP é responsável no Brasil pela organização do fórum junto com a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

A FEA fica na Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo – SP.

Mais informações: (11) 3091-6332

Com informações da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP