Olimpíadas USP do Conhecimento têm inscrições abertas

Para participar da primeira Olimpíadas USP do Conhecimento, as equipes formadas por docentes e alunos de Graduação e de Pós-Graduação têm até o dia 12 de abril para inscreverem suas propostas.

21/03/2013 - Publicado há 11 anos

O prazo para as inscrições foi prorrogado. Agora, as equipes formadas por docentes e alunos de Graduação e de Pós-Graduação podem inscrever suas propostas até às 18h do dia 12 de maio, pelo Sistema Atena

Com o objetivo de estimular o aprendizado prático, por meio do trabalho colaborativo entre professores e alunos, a Pró-Reitoria de Pesquisa organiza, pela primeira vez, as Olimpíadas USP do Conhecimento. Para participar, as equipes deverão ter de oito a 20 integrantes e ser formadas por, pelo menos, um docente da Universidade – que será o coordenador da equipe –, cinco alunos de Graduação e dois alunos de Pós-Graduação.

“As Olimpíadas USP do Conhecimento visam estimular a criatividade; incentivar a cooperação e o trabalho em equipe, pois, no mundo atual, saber trabalhar em equipe é tão importante quanto possuir o conhecimento individual; e, principalmente, ensinar nossos alunos a resolverem problemas, por meio de uma aplicação prática. Esse é o objetivo central do ensino na Universidade. Nossos alunos não estão aqui apenas para decorar ou reproduzir informações. É preciso ensiná-los a resolver problemas. Por ser uma universidade de pesquisa, a USP tem o diferencial de utilizar a pesquisa para impulsionar o ensino”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Marco Antonio Zago.

As pesquisas devem ser relacionadas a um tema de interesse da sociedade como sustentabilidade, bem estar, cidades, futuro do Brasil, bioenergia, biodiversidade, imigração, processo educacional, alimentos, transporte, etc. A competição será realizada em duas fases: uma de seleção; outra de desenvolvimento. Na primeira etapa, as equipes apresentarão a proposta de trabalho, com a descrição do problema a ser abordado, a justificativa para o estudo, as atividades que deverão ser desenvolvidas e o formato mais apropriado para a apresentação do resultado final do trabalho, que poderá ser uma peça de teatro, um equipamento, um plano estratégico, pesquisas acadêmicas, aplicativos, livros, campanhas, etc. Os projetos serão submetidos a uma comissão julgadora que avaliará a relevância das propostas para o desenvolvimento do conhecimento e a adequação das atividades. O resultado dessa fase será divulgado até o dia 7 de junho.

Ao todo, 60 projetos serão selecionados, no máximo 15 equipes para cada uma das quatro áreas de conhecimento: Humanidades, ciências sociais e artes; Engenharia, ciências exatas e da terra; Ciências agrárias e biológicas; e Ciências da saúde. Nessa segunda etapa, cada equipe receberá R$ 5 mil e terá quatro meses para desenvolver seu projeto. O resultado final do trabalho deverá ser entregue no final de setembro.

A comissão julgadora determinará o primeiro e os dois segundos lugares de cada área. O edital das Olimpíadas USP do Conhecimento está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa.