Quinteto de Cordas encerra série de concertos BBM de 2019

Nesta sexta-feira, dia 29, às 12h30, apresentação incluirá obras de Ravel e Tchaikovsky

27/11/2019 - Publicado há 4 anos
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP – Arte sobre foto de Marcos Santos e partitura

A série BBM Música de Câmara encerra sua temporada de 2019 nesta sexta-feira, dia 29, às 12h30, com um concerto do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), que será realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O evento é gratuito e aberto, mas para assistir é necessário adquirir uma das 112 senhas distribuídas pelos organizadores a partir das 12 horas, com o objetivo de evitar a superlotação do local. A apresentação acontecerá na Sala de Música Villa-Lobos da BBM, localizada na Rua da Biblioteca, 21, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O quinteto será composto pelos violinistas Pedro Delarolle e Nelson Rios, Daniel Pires ficará com a viola, Vana Bock com o violoncelo e o contrabaixo ficará a cargo de Alexandre Miranda. Entre as obras interpretadas estarão composições internacionais como Pavane pour Une Infante Défunte, do francês Maurice Ravel, e Serenata para Cordas em Dó Maior Op.48, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. Mas peças brasileiras também marcam o repertório, como No Reino da Pedra Verde, de Clóvis Pereira, além de Tributo ao Tom, com arranjos de Marcos Schefffel, em homenagem a Antônio Carlos Jobim.

Os concertos realizados na série BBM começaram em 15 de março e, com este, totalizam oito ao longo do ano. A sequência de concertos acontece todos os anos e tem se consolidado, recebendo um público cada vez maior e mais interessado. O objetivo da iniciativa é levar a música camerística para o público tanto de dentro quanto de fora da Universidade de São Paulo, compartilhando as iniciativas culturais da USP.

As apresentações sempre são realizadas com pequenas formações, como trio de sopros ou quartetos de cordas, mudando algo em uma ou outra apresentação. E o repertório normalmente visa a familiarizar o público com compositores geralmente desconhecidos, mas também aproximá-los ao estilo através de músicas que eles já conhecem.