Missão organizada por Mário de Andrade gerou 21 mil documentos

Rádio USP traz o segundo episódio da série sobre a expedição folclórica organizada em 1938 por Mário de Andrade

12/11/2019 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o segundo episódio da série do programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas, organizada em 1938 por Mário de Andrade.

Logo da Rádio USP

O segundo episódio da série do programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas – expedição organizada em 1938 pelo escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945) para registrar a tradição popular do Norte e do Nordeste do Brasil – foi transmitida no dia 6 de novembro de 2019. O primeiro programa da série, que foi ao ar em 30 de outubro de 2019, está disponível neste link.

Foto do catálogo da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade / Centro Cultural São Paulo

No segundo programa da série, foram destacadas a relevância atual da missão e a diversidade dos gêneros coletados. Percorrendo os Estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Pará, os pesquisadores da missão recolheram mais de mil melodias de tradição oral, além de quantidade significativa de objetos artesanais. No total, a expedição reuniu cerca de 21.500 documentos, entre fotografias, registros fonográficos, entrevistas e filmes mudos. O programa inclui entrevista com a professora Flávia Toni, docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), também da USP.

Entre as músicas coletadas pela missão estão canções ligadas ao trabalho e danças e cantos para atrair o gado ou embalar crianças. Uma dessas músicas é Vamos Nessa, Meus Amigos, entoada pelos carregadores de piano de Recife, para que eles pudessem sincronizar o passo enquanto transportavam o instrumento pelas ruas. A música foi apresentada no programa.

Ouça nos links acima a íntegra do programa USP Especiais com o segundo episódio da série sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas, organizada por Mário de Andrade.

A série tem produção de Vitor Ramirez, roteiro de Vitor Ramirez e Gustavo Xavier e locução de Vitor Ramirez e Cido Tavares.

USP Especiais vai ao ar pela Rádio USP sempre às quartas-feiras, às 21 horas, com reapresentação no sábado, às 20 horas. A rádio pode ser ouvida via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.