Rádio USP conclui série sobre missão organizada por Mário de Andrade

Realizada em 1938, expedição recolheu testemunhos da cultura popular do Norte e Nordeste do Brasil

O terceiro e último episódio da série do programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas – expedição organizada em 1938 pelo escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945) para registrar a tradição popular do Norte e do Nordeste do Brasil – foi transmitido no dia 20 de novembro de 2019.

“É um conjunto documental muito importante e expressivo, porque é o registro do fazer musical do homem do Norte e do Nordeste daquele tempo e que tem muito a ver com o que somos e fazemos hoje”, afirma a professora Flávia Toni, vice-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em entrevista apresentada na série.

Bumba-meu-boi, manifestação folclórica típica do Norte do Brasil – Foto: Guimaraes Edgar Rocha / Iphangovbr

Iniciando-se em Recife, os pesquisadores da missão adentraram o sertão nordestino até São Luís e encerraram sua viagem em Belém do Pará, concluindo um percurso que durou quase seis meses. Nesse trajeto foram registradas expressões populares dos centros urbanos e das localidades do interior e recolhidos materiais que possibilitaram o estudo da universalização de certos gêneros e de sua adequação às localidades onde são praticados. Esse é o caso, por exemplo, do bumba-meu-boi, praticado de Pernambuco até o Maranhão, sendo que naquele predomina a percussão e neste a melodia.

Ouça no link acima a íntegra do terceiro programa da série.

O primeiro programa da série, que foi ao ar em 30 de outubro, está disponível neste link.

O segundo episódio foi ao ar em 6 de novembro e está disponível neste link.

A série tem produção de Vitor Ramirez, roteiro de Vitor Ramirez e Gustavo Xavier e locução de Vitor Ramirez e Cido Tavares.

USP Especiais vai ao ar pela Rádio USP sempre às quartas-feiras, às 21 horas, com reapresentação no sábado, às 20 horas. A rádio pode ser ouvida via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.