Medidas antifumo resultam na queda do número de fumantes no Brasil

João Maurício Castaldelli Maia, coordenador do Grea, comenta sobre causas que ajudaram nessa redução

 03/12/2019 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

Dados recentes do Tratado Internacional para Controle do Tabaco, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontaram que houve uma redução de 40% da população fumante no Brasil, o que equivale a um número de 19 milhões de pessoas. Essa taxa é um reflexo das políticas antifumo adotadas pelo País, reconhecidamente positivas no cenário internacional, rendendo, inclusive, um prêmio oferecido pela Bloomberg pelo Controle Global do Tabaco em 2015.

Foto: Visualhunt

De acordo com a pesquisa recente da OMS, a principal medida que ajudou na redução do consumo de cigarros convencionais no Brasil foi o aumento dos preços das cartelas de cigarro. Entretanto, o coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP, João Maurício Castaldelli Maia, aponta que outras medidas também ajudaram nessa redução. Ele destaca a lei que proíbe fumar em espaços públicos, inclusive em parques e praças, e também o fim das propagandas diretas e indiretas de cigarro nas mídias.

Maia também fala sobre as medidas que ainda precisam ser adotadas para que o Brasil atinja porcentagens nulas de consumo do cigarro e opina sobre o consumo alternativo, como cigarros eletrônicos.

Ouça reportagem completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.