Streaming causa impacto nas paradas de sucesso

Antes apontando os maiores sucessos do mundo, as paradas de sucesso, ou Hit Parades caem no esquecimento com mundo digital

 27/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/11/2019 as 8:55

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo fala sobre as Hit Parades (paradas de sucesso), fator importante para o rock e vários outros gêneros musicais décadas atrás, para mostravam o que estava em alta e fazendo mais sucesso no mundo. 

De acordo com o professor De Vivo, “quando algo que gostamos muito faz sucesso, nos sentimos representados e valorizados e, mesmo quando algo não faz muito sucesso, pensamos que somos apenas pessoas pertencentes a um grupo restrito e com gosto muito refinado”. Assim, não necessariamente as paradas de sucesso representam o que há de maior qualidade.

Antigamente, era muito mais fácil mensurar o alcance e as vendas de músicas de uma banda “quando havia discos de vinil compactos, que as pessoas podiam adquirir apenas a música que queriam ou gostavam. Com a vinda dos CD’s, o público passou a consumir todas as músicas de um álbum e as estatísticas das Hit Parades ficaram cada vez mais difíceis de se determinar. Com os serviços de streaming esse cenário ficou mais complicado”.

As músicas mais ouvidas e os clipes mais assistidos, segundo o professor, “estão longe do top 20 das músicas mais baixadas e até mesmo compradas, nas plataformas mais conhecidas”. Esse cenário, completa o professor, reflete também o impacto dos serviços de streaming na indústria da música e a desvalorização do trabalho dos artistas.

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.