Empresas podem fazer certificação de produtos em laboratórios no campus de Ribeirão Preto

Centro de Tecnologia do Supera, sediado na USP, é reconhecido pelas agências reguladoras Anvisa, Anatel e Aneel

 29/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 26/11/2019 as 17:10
Logo da Rádio USP

Quando compramos um brinquedo para uma criança, a recomendação é verificar se há um selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ele indica se aquele brinquedo atende aos requisitos de segurança que são adotados como padrão pela maioria dos países, as chamadas normas técnicas.

O Centro de Tecnologia do Supera Parque de Inovação e  Tecnologia, que funciona no campus da USP, em Ribeirão Preto, é um local que emite essas normas técnicas. Além de ser um ambiente para criação e desenvolvimento de empresas de tecnologia, o CT abriu um novo campo de atuação do Supera: o da acreditação, a autorização que o Inmetro dá para que um laboratório emita esses certificados que comprovam que um produto atende aos requisitos da norma técnica.

O Centro de Tecnologia do Supera, que desde 2016 emitia certificados para cinco normas técnicas, passou a ser acreditado agora em mais 66 normas técnicas, totalizando 71. Para dar conta do aumento da demanda, novos técnicos estão sendo contratados. 

Os laudos emitidos pelo Centro de Tecnologia são reconhecidos pelas agências reguladoras como Anvisa, Anatel e Aneel. O coordenador do CT, Érico Morelli, explica que o processo de acreditação vai permitir ganhos, principalmente na redução de custos pelas empresas.

Entre as novas normas técnicas que o centro está autorizado a acreditar está uma que chama a atenção por ser específica sobre padrões de preservação ambiental, que é a Marcação CE.

Outra novidade é que o CT do Supera é o único laboratório do Brasil acreditado para certificar sobre saúde comportamental. 

Ouça no link acima a entrevista na íntegra.

Mais informações: http://superaparque.com.br/sites/tecnologia/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.