José Eli da Veiga explica o conceito de desenvolvimento sustentável

Sinteticamente, trata-se da capacidade de atender às necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das futuras de fazerem o mesmo

 04/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 04/04/2017 as 17:28

Na coluna “Sustentáculos” desta semana, José Eli da Veiga explica o conceito de desenvolvimento sustentável. Ouça o programa na íntegra:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Foto: Gilberto Marques/Secretaria da Educação de São Paulo
Foto: Gilberto Marques/Secretaria da Educação de São Paulo

Segundo o professor José Eli da Veiga, explicar o conceito de desenvolvimento sustentável não é uma tarefa simples, tanto que ele próprio estudou o assunto durante décadas para escrever o livro Para Entender o Desenvolvimento Sustentável, publicado pela Editora 34.

Veiga afirma que o termo remonta à ideia de que a humanidade pode atender às suas necessidades materiais sem comprometer a capacidade das próximas gerações de fazerem o mesmo. O professor aponta que a definição partiu da ONU (Organização das Nações Unidas) como uma diretriz para nortear as ações de governos, instituições privadas, organizações e empresas. Ele ressalta que, apesar de ter sido criado na década de 1980, o conceito carrega atualmente novas responsabilidades, como a equidade intergeracional, ou seja, a noção de que as gerações futuras devem receber a mesma atenção que as atuais.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.