Questão climática já influencia atividade econômica

Colunista diz quais são os efeitos do clima que já impactam o cenário socioeconômico internacional

 01/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje, o embaixador Rubens Barbosa comenta sobre a questão climática e seus impactos diplomáticos. O tema está em alta após a Cúpula do Clima, na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), e também pela grande marcha pelo clima, que mobilizou muitos manifestantes ao redor do mundo. Para o colunista, “esse assunto interessa a todos, mas tem que ser analisado sem dramaticidade, e, sim, com objetividade. É crucial ter ciência do contexto em que ocorre esse fato, e evitar juízos apressados: o mundo não vai acabar, não está em perigo, a humanidade não vai ser extinta tão cedo. Porém, a questão climática já ameaça muitas pessoas que precisarão se deslocar, por exemplo, tornando-se refugiados”.

Outras consequências políticas do efeito do clima afetam a atividade econômica. “Há uma ameaça que passa a ser identificada no Canal do Panamá, uma artéria importante do comércio internacional, que é a redução do lago que alimenta e estabiliza o transporte no Panamá. Na Rússia, a Sibéria já está ficando menos gelada, e, no Ártico, já se vê o derretimento de gelo na calota polar. Dados todos esses fatores, grandes países como a China e os EUA – que são os maiores poluidores – deverão se adaptar a essas mudanças e o mundo inteiro deverá contribuir também”, defende Barbosa.

Ouça a coluna na íntegra clicando no player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.