EducaSP: alunos da rede pública podem fazer cursos gratuitos na USP

Voltado ao ensino médio, o EducaSP é uma parceria da Universidade com a Secretaria de Educação; inscrições até 30 de agosto

27/08/2019 - Publicado há 5 anos

Estudantes de ensino médio da rede pública estadual podem se inscrever até dia 30 de agosto, às 12 horas, no USP EducaSP, programa que oferece cursos de formação complementar, fortalecendo a conexão desses jovens com o ensino superior.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a USP, a Fuvest e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Os cursos têm duração de 40 horas, distribuídas em 20 tópicos e ficarão disponíveis por 30 dias a contar da data de início. “As opções são diversas. Teremos cursos de astrobiologia, robótica, desenvolvimento de aplicativos e jogos, supertecnologias, fotografia e o curso Quero Engenhar, que fala sobre os diversos tipos de engenharias que temos na Universidade e em qual o estudante pode se identificar mais”, explica Herbert Alexandre João, educador da USP.

Para aprovação o estudante deve realizar as atividades com frequência igual ou superior a 75%. Para os aprovados serão emitidos certificados de conclusão das atividades cursadas, mediante avaliação de desempenho do estudante nas referidas atividades.

A critério da USP, os estudantes que não concluírem os cursos perderão prioridade no oferecimento de vagas subsequentes.

Ao estudante inscrito cabe assistir às videoaulas, realizar o estudo do material complementar, entregar as atividades no ambiente virtual e participar semanalmente do atendimento ao vivo.

A lista de cursos, dias e horários de atendimento ao vivo estarão disponíveis no site no momento da inscrição. O estudante poderá trocar a opção de curso quantas vezes desejar, por meio de acesso ao sistema, durante o período de inscrições, respeitando a oferta de vagas dos cursos. O dia e horário de atendimento ao vivo serão definidos pela USP, atendendo a uma das opções indicadas pelo estudante na inscrição.

Com informações da USP e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo