Aluno do 3º ano premiado na CUCo deve se inscrever na Fuvest até dia 30

Oportunidade é apenas para quem ainda não se inscreveu no vestibular da USP

26/10/2017 - Publicado há 6 anos
Foto: Reprodução

A Fuvest divulgou a relação de alunos do 3º ano premiados na Competição USP de Conhecimentos (CUCo), uma ação do programa Vem pra USP!. Como prêmio, os estudantes terão isenção na taxa do Vestibular 2018 da Universidade. Mas para participar da prova organizada pela Fuvest, eles devem se inscrever no site da fundação, na área Usuários, das 14 horas do dia 26 de outubro até as 14 horas do dia 30 de outubro.

Atenção: os estudantes premiados na CUCo já inscritos na Fuvest 2018 não devem realizar a inscrição novamente.

O candidato deverá fazer seu cadastro de usuário (caso ainda não possua) e posteriormente fazer sua inscrição, indicando região para realização da prova, carreira, cursos em ordem de preferência e responder ao questionário Inclusp (para cálculo de bônus). Para tirar dúvidas, os estudantes podem consultar o Manual do Candidato 2018.

Os cursos da USP agrupam-se em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento. No total, são 105 carreiras e 182 cursos. Essa diferença se explica porque uma carreira pode ter um curso ou mais. Por exemplo, a Carreira 155 possui apenas um curso: o de Design. Já a Carreira 790 inclui 14.

Outra informação importante é que a USP considera que cursos oferecidos em períodos distintos são cursos diferentes. A Carreira 145 traz dois: Ciências Sociais Vespertino e Ciências Sociais Noturno.

Na inscrição, o candidato deve indicar apenas uma carreira e os cursos desejados da carreira, em ordem decrescente de preferência, ou seja, em primeiro lugar, o curso que mais deseja, até o máximo de quatro cursos. Se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente esse curso.

Os cursos são oferecidos em 42 unidades de ensino distribuídas em oito campi no Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

Os estudantes poderão ganhar acréscimo na nota da prova da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do vestibular, e na nota final de classificação. Para receber o bônus, é preciso optar, durante a inscrição, pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que prevê bônus de 12% para quem cursou ou esteja cursando o ensino médio integralmente em escola pública. Se o aluno estudou o ensino fundamental e médio na rede pública, o bônus é de 15%. Caso se autodeclare preto, pardo ou indígena, há mais 5% e outros 5% se tiver participado do Pasusp no Vestibular 2017.

A prova para o ingresso na USP em 2018 selecionará alunos para 8.402 vagas, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. A prova da primeira fase será aplicada em 32 cidades do Estado de São Paulo. Os locais serão divulgados no dia 17 de novembro.

A aplicação do exame da primeira fase será no dia 26 de novembro, às 13 horas, com duração de cinco horas. São 90 testes de múltipla escolha sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

A lista de convocados para a segunda fase sairá no dia 18 de dezembro. Nessa etapa, os candidatos fazem três provas discursivas. Todas as provas terão quatro horas de duração:
– 7 de janeiro de 2018 (domingo): 10 questões de português e uma redação
– 8 de janeiro de 2018 (segunda-feira): 16 questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química.
– 9 de janeiro de 2018: 12 questões com disciplinas de acordo com a área da carreira escolhida.

A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018. O calendário completo está disponível neste link.

Da Assessoria de Comunicação da Fuvest