Alunos participam da 2ª fase da Competição USP de Conhecimentos

A prova presencial será aplicada em escolas de 592 municípios do Estado de São Paulo

05/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/06/2019 as 9:00
Foto: Divulgação / CUCo

Cerca de 80 mil alunos da rede pública de ensino de São Paulo participam, nesta quinta-feira, dia 6 de junho, da segunda fase da Competição USP de Conhecimentos (CUCo).  A prova será aplicada em escolas de 592 municípios do Estado.

A competição faz parte do programa Vem pra USP!, que registrou, neste ano, número recorde de inscritos: foram quase 140 mil estudantes do ensino médio, representando 3.619 escolas de São Paulo.

O objetivo do programa é incentivar os estudantes a ingressarem nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o vestibular, além de possibilitar um contato direto com o processo de ingresso a uma universidade pública. O Vem pra USP! é realizado por meio de uma parceria da USP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

A primeira fase da competição, com provas on-line, aconteceu entre os dias 22 e 26 de abril. Os estudantes que tiveram melhor desempenho nessa etapa avançaram para a segunda fase do programa, que será realizada presencialmente na escola onde o aluno estuda. Para os estudantes dos períodos da manhã, tarde ou integral, a prova, que inclui testes de português, matemática, ciências e atualidades, será aplicada das 8h às 11h, e, para os do período noturno, a prova será realizada das 19h30 às 22h30.

O resultado será divulgado no dia 18 de junho no site do programa. Os alunos mais bem classificados do 1º, 2º e 3º anos de cada escola recebem, de acordo com o regulamento, prêmios como visitas monitoradas à USP, acesso a material on-line de estudo, isenção da taxa do vestibular da Fuvest (somente nesse item, o investimento da Universidade pode chegar a R$ 500 mil), bolsa de iniciação científica Santander Inclusão e oportunidade de concorrer a vagas de estágios do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Também haverá premiação para as escolas (R$ 52 mil), para professores (participação em evento na USP, com diária) e para os grêmios estudantis (R$ 12,5 mil).

(Com informações do Programa Vem pra USP)