“Viola de lata” vai de música caipira ao blues

Com 11 faixas autorais, obra é o terceiro disco solo de Ricardo Vignini

 15/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 16/08/2019 as 11:50
Por

O programa Revoredo desta quinta-feira, 15 de agosto, apresenta o CD Viola de Lata, do compositor, pesquisador e professor de música, Ricardo Vignini. Este é seu terceiro disco solo e o primeiro em que utiliza apenas a viola dinâmica ressonadora. 

Dono do selo Folguedo, dedicado à música caipira, Vignini já dividiu palco com artistas norte-americanos como Bob Brozman e Woody Mann. Em sua viola caipira traz a moda de rock, interpretando obras de músicos como Led Zeppelin, Metallica e Sepultura.

Foto: Divulgação/Tratore Distribuidora

Em Viola de Lata, com 11 faixas autorais e uma versão para Rio de Lágrimas, de Tião Carreiro, Lourival dos Santos e Piraci, o compositor traz influências da música caipira, nordestina, folk, rock e, também, do blues. Compõem a musicalidade do programa as faixas: Amálgama; Do ferro ao pó; Rio de lágrimas; Um arame só / Marimbau Tietê; e Minuando.

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.