Nirvana ajudou Rock a reerguer-se após período de baixa

Algoritmos levaram indústria musical a fazer produções em massa, mas com menos qualidade

 11/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:24
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo fala sobre o Rock nos anos 1980, um período que foi responsável por diversificar o gênero após uma década inteira de produções sofisticadas e complexas na década de 1970.

O professor de Vivo conta que a banda Nirvana “surgiu como o resgate ao Rock produzido com energia e outros elementos que estão no DNA do gênero, como a originalidade”. No entanto, explica que a indústria musical entrou em uma espécie de looping, ou seja, um ciclo sem fim, em que o Rock sempre enfrenta altos e baixos.

Para de Vivo, “os algoritmos estão presentes em quase todos os aparelhos que usamos e em todas as mídias, assim, interpreta-se que o que vende mais, é melhor”. De acordo com o professor, hoje não há originalidade, “pois a produção musical abandonou a arte, visando apenas ao lucro”.

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.