Acordo entre União Europeia e Mercosul já provoca reações negativas

Para o professor José Eli da Veiga, qualquer manifestação sobre o acordo é precoce, visto que ainda não se tem o texto oficial

 11/07/2019 - Publicado há 5 anos

Passada uma semana da assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, começam a ecoar opiniões contrárias ao pacto, até mesmo entre os que consideram a ideia positiva. “É importante dizer que houve um ‘tsunami’ de reações negativas”, observa o colunista. Segundo ele, o acordo ainda será tema nas próximas edições de Sustentáculos.

Eli da Veiga avalia que as reações negativas, mesmo entre os que valorizam o livre comércio, vêm do fato de que há muitas desconfianças sobre o que ocorrerá com relação às políticas de desenvolvimento sustentável. “Há movimentos ambientalistas europeus que estão preocupados com a questão dos padrões seguidos na agricultura e na pecuária”, cita o colunista. Segundo o professor, eles questionam se a União Europeia aceitaria práticas de importar produtos que não respeitam as regras de meio ambiente, fitossanitárias e de preservação à saúde humana. Para Eli da Veiga, a situação ainda está confusa, visto que o texto final ainda não foi redigido. “O máximo que se tem é um documento, em inglês, que ainda deverá ser transcrito. Pouco se conhece ainda sobre as cláusulas mais importantes do acordo, já que o texto final ainda não está concluído”, alerta o colunista.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.