UE e Mercosul retomam negociações por acordo

Negociadores dos blocos regionais se reuniram em Bruxelas para tentar avançar acordo de livre-comércio

 24/10/2016 - Publicado há 7 anos

Ouça a entrevista do ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa para a repórter Simone Lemos da Rádio USP.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

20161024_00_livre–comercio
Montagem sobre logotipos de União Europeia e Mercosul

Na última semana, Mercosul e a União Europeia retomaram as negociações para um acordo de livre-comércio entre os dois blocos. Para o ex-embaixador brasileiro Rubens Barbosa, há hoje uma “vontade política” dos dois lados de avançar as negociações. Segundo ele, o próximo passo para o acordo ocorrerá em dezembro, com um novo encontro técnico entre os países dos blocos. Pouco depois, em março, a negociação atual será continuada por um comitê bilateral.

Segundo Barbosa, a abertura do mercado europeu ― ainda que com a existência de cotas  para os setores agrícola e agroindustrial do Brasil pode trazer benefícios para a economia do País. Em contrapartida, a redução das tarifas de importação das máquinas e serviços europeus nos países do Mercosul seria benéfica para as nações do Velho Mundo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.