Entenda o que são os medicamentos psicofármacos

Utilização dos medicamentos proporcionou diminuição de pacientes com transtornos psicóticos em leitos de hospitais

 03/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por

O primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana fala sobre medicamentos psicofármacos, substâncias que agem no sistema nervoso central, reduzindo alterações de comportamento, humor e cognição.

Medicamentos muito utilizados atualmente, eles podem ser classificados como antipsicóticos, antidepressivos, potencializadores de cognição, entre outros.

Sempre utilizados a partir de recomendação médica, são tratamentos para transtorno bipolar, depressão ou ataques de pânico, e é preferível que sejam realizados com psicólogos.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.