Gastronomia, cultura e debate na USP conectam Brasil com refugiados

Público pode visitar feira que será realizada, no dia 6 de junho, no campus Cidade Universitária, em São Paulo

03/06/2019 - Publicado há 5 anos
Atividades são uma forma de entrar em contato com a cultura de outros países – Foto: Divulgação / FEA Social

Anas Obeid era jornalista na Síria, mas a guerra o obrigou a se mudar para o Líbano, onde trabalhou por dois anos e meio em um campo de refugiados junto à ONU. Em 2015, o Brasil o aceitou como refugiado. Começou trabalhando em um restaurante árabe e, notando que os brasileiros tinham muito interesse por essa cultura, passou a fabricar e vender perfumes e objetos artesanais. “Gosto de ter esse contato com as pessoas, é importante para elas entenderem como é a realidade dos refugiados”, conta.

É a segunda vez que Anas participa da Feira dos Refugiados, organizada pela entidade estudantil FEA Social, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo. Para ele, a iniciativa é importante para mostrar quem são as pessoas que foram forçadas a deixarem seus países e como é possível sua integração a uma nova sociedade. “Precisamos de um caminho e abertura para conseguirmos andar sozinhos”, explica.

A feira será realizada no dia 6 de junho, das 11 às 17 horas,  no espaço de vivência dos alunos da FEA, no campus Cidade Universitária. O objetivo é dar voz aos refugiados e quebrar estereótipos. As atividades contemplam venda de comidas típicas e artesanato, rodas de conversas, workshops e apresentações.

“São pessoas como nós, mas estão longe de suas casas por uma situação que foge do controle delas”, afirma Camilla Martins, assessora de eventos da FEA Social.
.

Anas é um dos coordenadores do Instituto de Reintegração do Refugiado, a Adus – Foto: Laura Raffs

.
Atividades e valores

Em sua terceira edição, a Feira dos Refugiados trará suas atividades costumeiras. Para comer, pratos típicos árabes, africanos, venezuelanos, entre outros. Nas rodas de conversa, refugiados vão compartilhar suas histórias de vida e experiências no Brasil. A feira também promoverá um workshop de caligrafia árabe, outro de confecção de bonecas africanas e uma apresentação de dança africana.

“É um momento de as pessoas terem contato com as diversas culturas e histórias que os refugiados trazem ao evento. Muitos saem com outra visão de mundo”, ressalta Camilla.

Venda de produtos típicos e artesanatos fazem parte do evento – Foto: Divulgação / FEA Social

O evento também receberá representantes de ONGs, como Missão Paz e Abraço Cultural, para falar sobre a situação dos refugiados no mundo e mostrar como os brasileiros podem ter papel ativo no acolhimento dessas pessoas, desde doações a trabalho voluntário.

O Instituto de Reintegração do Refugiado, mais conhecido como Adus, vai participar. A ONG, da qual Anas é coordenador, promove aulas de idiomas, workshops de culinária, cursos de qualificação profissional, apoio psicológico e ações culturais.

A Adus ajudou a recrutar refugiados para participarem do evento, trazendo representantes de países como Senegal, Síria, Haiti, Angola, Guiana Inglesa e Venezuela. Isso acontece para diversificar as participações na feira, oferecendo aos refugiados a oportunidade de participar e aos brasileiros o contato com realidades diferentes. “Eu não sou refugiado. Eu estou refugiado. Sou um ser humano, jornalista, tenho cultura e família. Esses eventos ajudam a mostrar essa situação às pessoas”, diz Anas.

Feira dos Refugiados 2019

Data: 6 de junho