Manifestações a favor da educação marcam nova etapa para o governo

Para Singer, estamos assistindo ao começo de um processo que deve durar muito tempo

16/05/2019 - Publicado há 5 anos

Ontem (15) foi um dia em que ocorreram manifestações em todo o País contra o que o governo chama de contingenciamento de verbas para a educação. Foi o primeiro momento em que houve uma onda forte de manifestações tendo por alvo o governo Bolsonaro. “Esse é um fato importante, porque, na verdade, provavelmente, ou possivelmente, seja o começo de um processo que vai durar muito tempo.” Como as universidades têm uma capacidade de mobilização maior do que a média da sociedade, uma reação dessa natureza já era esperada.

Singer lembra que essa política de cortes no setor educacional pode resultar no desmantelamento do sistema público universitário. “Eu acho que nós estamos assistindo desde ontem ao começo de uma nova etapa desse governo”, o qual, por sua vez, reagiu muito mal aos protestos e chegou a ofender os manifestantes, um tratamento que tende apenas a acirrar movimentos dessa natureza. Por outro lado, tais manifestações contra o governo não podem prescindir do apoio da sociedade, vital para que adquiram maior legitimidade. Se essa situação persistir, Singer vê um cenário de problemas futuros para o atual governo.