Aprendizagem é tema de dois minicursos da Cátedra Alfredo Bosi

Eventos acontecem nesta terça e quinta-feira, sempre às 19 horas, com transmissão ao vivo pela plataforma Youtube

11/04/2022 - Publicado há 2 anos
Diferentes questões ligadas à aprendizagem serão apresentadas nos dois minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP nesta semana – Foto: Flickr

Dois minicursos promovidos pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vão abordar questões relacionadas à aprendizagem. Nesta terça-feira, dia 12, às 19 horas, acontece o minicurso Biologia do Conhecer: O Corpo Aprende? O Que é Aprender?, que estará baseado nas ideias do neurobiólogo chileno Humberto Maturana (1928-2021). Já na quinta-feira, dia 14, também às 19 horas, será a vez do minicurso Interdisciplinaridade, Metodologia de Projetos e Aprendizagem por Problemas Concretos. Gratuitos, os dois eventos serão transmitidos pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. Não é preciso fazer inscrição.

Humberto Maturana (1928-2021): ideias do neurobiólogo chileno sobre aprendizagem serão analisadas em minicurso nesta terça-feira – Foto: Flickr

No primeiro minicurso, a epistemologia de Maturana será analisada por uma equipe de docentes formada pelos educadores Beto Vianna, Carlos Mourthé, Cristina Magro e Nelson Vaz. “Estruturado na forma de um diálogo transdisciplinar, esse minicurso convida a pensar sobre como pensamos o conhecer, a aprendizagem, as emoções e a linguagem”, segundo divulgou em nota a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Trata-se de “um convite ao acesso a novos fundamentos com potencial transformador das experiências vividas entre professoras, professores e estudantes”, continua a nota.

Na quinta-feira, o segundo minicurso da semana será dirigido pelo professor Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que atua em projetos educativos que unem arte, educação, música e tecnologia. Entre os objetivos do evento está a apresentação de experiências interdisciplinares de aprendizagem baseada em problemas concretos com o uso da metodologia de projetos. Também serão propostas “práticas e trabalhos que ampliem as possibilidades de atuação pedagógica de docentes” e ainda a criação de práticas pedagógicas para os contextos reais dos participantes, de acordo com a nota da cátedra.

Os minicursos Biologia do Conhecer: O Corpo Aprende? O Que é Aprender? e Interdisciplinaridade, Metodologia de Projetos e Aprendizagem por Problemas Concretos serão realizados nesta terça-feira, dia 12, e quinta-feira, dia 14, respectivamente, sempre às 19 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.