Aumento no consumo de antibióticos preocupa especialistas

Uma das consequências do uso abusivo é o aumento da resistência antimicrobiana

 09/05/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, o número de doses de antibióticos consumidos no Brasil está entre os maiores do mundo, superando a média da Europa, Canadá e Japão. Para a professora Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, o aumento está diretamente relacionado com o acréscimo de casos de doenças sexualmente transmissíveis.

A professora também destacou as consequências desse aumento, alertando para possíveis problemas de saúde causados pelo uso elevado de antibióticos, além da resistência antimicrobiana.

Maria Aparecida acredita ser necessário um maior investimento na educação da saúde para conscientizar as pessoas sobre o uso irracional de medicamentos, prevenindo assim o uso abusivo de antibióticos.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.