Saúde enfrenta desafios que estão além de sua esfera

O colunista se refere a uma realidade sobre a qual a saúde não tem controle direto, embora seja afetada por ela

 06/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Recentemente, um encontro sobre saúde global, organizado por 28 faculdades de medicina do mundo todo, discutiu uma situação complexa que afeta hoje o sistema de saúde internacional: “Vários fatores de adoecimento das pessoas e, consequentemente, os métodos de promoção de saúde recaem em ações que devem ser realizadas sobre assuntos e processos que não estão diretamente relacionados à saúde”. O professor Paulo Saldiva cita como exemplo o manejo do lixo urbano, que, uma vez não controlado, induz à proliferação de mosquitos transmissores de doenças infecciosas. De acordo com o colunista, o setor de saúde não tem como controlar essa realidade, já que não é dele a tarefa de ditar normas sobre a ocupação do solo, embora isso venha a afetar a saúde.

Trata-se, ainda segundo ele, de um desafio enorme para a saúde, que terá de dialogar com vários setores. Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Saúde e Meio Ambiente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.