Professor repercute projeto que proíbe canudos plásticos em São Paulo

Efetividade da regra não depende apenas da diminuição do produto, mas também da conscientização popular e descarte correto de materiais

 10/05/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Detalhe de Canudos de Plásticos – Foto Marcos Santos/USP Imagens

A Câmara Municipal aprovou a proibição de canudos plásticos em São Paulo. O projeto de lei deve passar pelo prefeito Bruno Covas, que votará a favor ou não, e prevê multa de R$ 8 mil aos estabelecimentos que descumprirem a norma. Muitas pessoas se sensibilizaram após a divulgação da imagem de uma tartaruga com o objeto obstruindo suas vias respiratórias e passaram a usar canudos biodegradáveis. Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP), comenta sobre os impactos do plástico no meio ambiente.

O pesquisador alerta para a importância de observar as áreas periféricas negligenciadas pelo serviço público. A coleta de resíduos nem sempre é efetiva nessas regiões, contribuindo para a poluição do meio ambiente. O consumo do material é importante e deve ser analisado, mas o descarte correto continua sendo prioridade.

Turra acredita que as campanhas são importantes para a conscientização das pessoas sobre o que está acontecendo, no entanto, ainda é cedo para afirmar se a nova lei trará resultados efetivos. O professor completa dizendo que não há monitoramento desses materiais na costa brasileira, o que dificulta a medição da efetividade.

Ouça a matéria na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.