USP lança sistema on-line para prever comportamento do mar

O Preamar fornece previsão de regiões da costa paulista com até 48 horas de antecedência

13/05/2019 - Publicado há 5 anos
Tela do sistema Preamar desenvolvido em laboratório do Instituto Oceanográfico (IO) da USP – Imagem: Reprodução/Preamar

.
No dia a dia, são comuns previsões de todos os tipos. A mais usual é a do tempo, divulgada em todos os meios jornalísticos. O Instituto Oceanográfico (IO) da USP, em São Paulo, está inovando com um sistema de previsão do mar inédito. O sistema on-line Preamar está acessível gratuitamente para toda sociedade no site preamar.io.usp.br e foi lançado no dia 7 de maio.

Ele fornece previsão com até 48 horas de antecedência sobre o comportamento das correntes marinhas, a elevação da superfície do mar, além de temperatura e salinidade para três regiões da costa do Estado de São Paulo: a plataforma continental, o Canal de São Sebastião e o sistema estuarino de Santos-São Vicente-Bertioga. Os resultados são disponibilizados em tempo real.

O modelo criado na USP tem o propósito de auxiliar no planejamento urbano e de navegação costeira. O principal conjunto de informações que abastecem o Preamar vêm do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Eles fornecem as previsões de vento.

A ferramenta tem diversas funcionalidades. Para as comunidades litorâneas em geral, por exemplo, é possível prever ressacas do mar. Em caso de derramamento de óleo, há indicação de como a mancha pode se movimentar e auxiliar as autoridades a contê-lo. Pessoas que exploram turismo no mar, como operadoras de mergulho, também poderão usá-lo, além de pesquisadores que encontrarão uma facilidade para obter dados.

“Temos as informações no formato padrão e se houver necessidade de qualquer evento, podemos detalhar”, destaca o professor Marcelo Dottori, do IO e um dos coordenadores do projeto. Com isso, caso ocorra algum acidente no mar, os responsáveis pelo sistema podem detalhar ainda mais as informações de previsão para ajudar, desde que sejam contatados pelas autoridades. “Estamos abertos para a Defesa Civil, as atividades do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.”

O Preamar traz a a previsão de toda a costa paulista até 100 metros de profundidade e 80 quilômetros de distância. Além dessa região, estão incluídas também uma ampliação para o Canal de São Sebastião e o sistema estuarino de Santos-São Vicente-Bertioga, regiões que abrigam portos, têm grande atividade de navegação e contingentes populacionais.

O professor Dottori e Belmiro Mendes de Castro Filho coordenam o Laboratório de Hidrodinâmica Costeira (LHiCo) do Instituto Oceanográfico da USP, onde há cinco anos o sistema tem sido desenvolvido.  “É um trabalho coletivo. Nossos alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, realizaram projetos associados a esse objetivo comum no laboratório”, explica Castro Filho. Ele conta que o projeto levou esse tempo para ser finalizado por causa da complexidade do sistema criado.

.

Uma das telas do Preamar indicando o nível do mar e as correntes superficiais – Imagem: Reprodução/Preamar

A previsão do mar é uma área de aplicação da oceanografia recente e requer computadores potentes com tecnologia de ponta. O sistema é pioneiro na cobertura geográfica, cobre mais regiões com maior resolução espacial que outros sistemas similares que já existem no Brasil. É inovador também por estar disponível para qualquer pessoa acessá-lo.

O Preamar ainda opera em caráter experimental. No entanto, os resultados têm sido coerentes em cerca de 90% dos casos, segundo o professor Belmiro. O trabalho agora, além de aperfeiçoá-lo cada vez mais, aumentando o índice de acerto, é expandi-lo, estendendo a cobertura do sistema para a costa do Estado do Paraná. Ampliar e aperfeiçoar para melhorar a confiabilidade dos resultados.

Mais informações: http://preamar.io.usp.br